sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Informe Casa Rui Barbosa 1-15/10/11‏

 Informe quinzenal - de 1º a 15 de outubro de 2011
Acessar acervo digital com os fascículos da extinta revista 'O Malho' se tornou mais fácil com a inauguração de uma sessão exclusiva no site da FCRB. A coleção totaliza 576 fascículos da histórica publicação brasileira e agora está disponível para pesquisa e indexada por ordem anual no espaço digital.
Prêmio Casa de Rui BarbosaO prazo de entrega do Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011 foi prorrogado até o final da greve dos correios. As monografias devem ser relacionadas aos acervos bibliográficos e arquivísticos da FCRB. O edital do concurso pode ser consultado no portal. Informações: pesquisa@rb.gov.br / (21) 3289-4631.
Um domingo na Casa de Rui BarbosaEm outubro, a série comemora o Dia da Natureza e o Dia da promulgação da atual Constituição Federal. Estão previstas as seguintes atividades: contação de história, oficina literária e visita dramatizada ao Museu. Dia 2 de outubro, às 14h30, no jardim e no Museu. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4683.
Rui e o Brasil contemporâneoNo ciclo de palestra mensal, dois palestrantes abordarão o mesmo tema no período de Rui Barbosa e no contemporâneo. No quarto encontro, 'Rui e a escravidão', por Eduardo Silva (FCRB), e 'A discriminação racial contemporânea', por Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP). Evento com transmissão ao vivo pela internet. Dia 4 de outubro, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4645.
Colóquio Espiral Terra, mundo BrasilO tema em outubro é 'Espiral Terra, novos mapas', com a participação de Mauricio Vasconcelos (USP), Rodrigo Gueron (Uerj e Universidade Nômade), Bruno Tarin (Universidade Nômade) e Marcus Faustini (Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro). Dia 6 de outubro, às 14h, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4636.
A morosidade do Judiciário no BrasilPalestra ministrada pelo processualista Walter dos Santos Rodrigues (Unirio). Dia 7 de outubro, às 10h, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4638.
A Escola de Música apresentaEstá programada a quarta edição da Mostra 0800, criada para promover o trabalho de jovens compositores cursando graduação em Música. Dia 10 de outubro, às 18h30, no auditório. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4645.
Fundação Casa de Rui BarbosaRua São Clemente, 134 Botafogo
Rio de Janeiro
comunica@rb.gov.br

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fanzine Juvenatrix - Edição nº 130 disponível.

Para solicitar sua cópia em formato PDF,
envie um e-mail para:
 
Conteúdo:
“Juvenatrix” número 130 (Outubro de 2011), 25 páginas.
Capa de Rafael Tavares e contra capa de Emanuel R. Marques.
Metal extremo: “Belphegor”, “Nuclear Assault”, “Destruction”, “Morbid Angel”, “Ragnarok”, “Of the Archaengel”.
Notícias e divulgação de produções alternativas (livros, revistas, fanzines, filmes, blogs, eventos).
Contos de André Bozzetto Junior, Dalila Rocha Sousa e Rita Maria Felix da Silva.
Texto de literatura fantástica: “Um Planeta Chamado Traição”, por Marcello Simão Branco.
Textos de cinema fantástico: “Pânico 4”, por Marcelo Milici, “Farsa Trágica” (1964), por Renato Rosatti.

Outras informações acesse


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Literatura On Line: Hybrida - Asas Negras, de Snake Eyes.

"Um ser híbrido extraplanar vive o despertar de suas faculdades especiais sem saber do que se trata ou de quem ele é, tornando-se uma vítima inocente daqueles que buscam vingança contra o pai que sequer conhece."

Hybrida - Asas Negras,  é o primeiro livro que conta um romance entre dois mundos paralelos, de dimensões diferentes. Sua história, seus personagens e demais elementos são baseados no shoujo mangá, os quadrinhos japoneses destinados ao público jovem feminino.

À principio, Asas Negras era mesmo um roteiro de quadrinhos, projeto que foi definitivamente arquivado e sepultado pelos anos que se passaram, até que em 2009 foi novamente ressussitado, adaptado para a literatura por sua autora, Pat Kovacs, sob o pseudônimo Snake Eyes (seu alterego masculino).

Asas Negras, que é o primeiro volume de Hybrida, conta as consequências do romance trágico entre dois jovens de dimensões diferentes, unidos pelo amor e separados pela guerra. Desse romance nasceu um ser híbrido, que nada sabe de sua origem, até que seus poderes latentes começam a despertar no auge de sua adolescência.

Destinado ao público feminino adolescente e adulto jovem, Asas Negras já deu muito o que falar em comunidades do orkut, como a Romances Com Temas Sobrenaturais, criando uma pequena legião de fãs, até que a tragédia do plágio obrigou o autor retirar a fic do ar. Snake continuou escrevendo a história, mas desta vez de forma reservada e sem participação das leitoras, até que Asas Negras foi finalizada e devidamente registrada na Biblioteca Nacional. Tendo essa pequena garantia, o romance foi novamente disponibilizado para leitura on line e será comercializada em formato livro, à princípio pelo Clube de Autores.

Hybrida - Asas Negras trás uma história simples e até comum contada de forma ora lírica, ora dinâmica, como se o leitor fosse mesmo transportado para as páginas de um mangá ou para dentro de um animê. Essa narrativa pouco convencional tem se tornado uma prática entre os novos autores influenciados pela atual cultura pop, que engloba quadrinhos, cinema, games e música, além, é claro, da literatura, principalmente da literatura fantástica.

Um romance despretencioso, mas gostoso de ler.

Acompanhe as postagens dos capítulos em Fiction Press ou pelo blog oficial.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lançamento do livro "Algarobas Urbanas", de Reynaldo Bessa



A Editora Patuá e o Bar Empório Alto dos Pinheiros convidam a todos para o lançamento do livro de contos "Algarobas Urbanas", de Reynaldo Bessa. O livro conta com projeto gráfico e capa de Leonardo Mathias .

O lançamento será realizado dia 27/09 - terça-feira - às 19h - no Bar Empório Alto dos Pinheiros - Rua Vupabussu, 305 - Pinheiros - São Paulo - SP. A entrada para o evento é gratuita e o livro estará à venda pelo valor de R$30,00 (dinheiro / cheque).


(Amigos e leitores de outras cidades ou estados que não puderem comparecer ao lançamento podem realizar a compra pelo site da Editora Patuá e receberão o livro autografado após o evento. As compras pelo site podem ser parceladas em até 12x. Aproveite!).

--
Editora Patuá - Livros são amuletos

Aline Rocha e Eduardo Lacerda
Editores

..www.editorapatua.com.br
Tel.: 9768-2712 / 7022-0339

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Carpe Noctem - Festa de Vampiros na Lapa, RJ.

  •  1- Formulário para a lista amiga disponível no blog.
  •  2- Receba o flyer impresso (anexo) cadastrando-se em nosso blog. Você o receberá pelo correio, e ele valerá para futuras promoções.
  •  3- Nessa primeira edição, teremos um especial "The Sisters of Mercy", executado pelo DJ Roger (convidado).
  •  4- Faça-nos uma visita no blog: c-noctem.blogspot.com
  •  5- Informações sobre o evento somente através do blog ou pelo e-mail: festacarpenoctem@gmail.com

PRODUÇÃO: Sr. Arcano - Autor da Saga Niger Noctem (romance vampírico), e outros livros de terror editados pela Ed. Multifoco e Clube de Autores.


    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    Sarau e lançamento do livro Iakireçá‏, de Jean Marx

    Dia 25 deste mês será realizado o primeiro evento de lançamento do livro "Iakireçá - as Sombras nas Árvores". Acontecerá no Instituto de Arte Tear, que fica na Rua Pereira Nunes, 138. O TEAR, lugar onde trabalham e se reúnem pedagogos e artistas repletos de sonhos e esperanças em seus corações e fazeres, é um dos lugares por aí afora onde me sinto em casa. Lugar, como dizem, "Do Bem".

    O Sarau da primavera terá várias apresentações artísticas entre Teatro, Dança, Poesia e outros. O início do evento é às 14h.

    Se deseja saber um pouco mais, visite o blog do livro

    Jean Marx 9531-3275
    GRUPO TEÇAYA
    http://iakireca.blogspot.com/

    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    Informe Casa Rui Barbosa 16-30/09/11‏

     Informe quinzenal - de 15 a 30 de setembro de 2011
    II Seminário Internacional Políticas CulturaisO evento reunirá especialistas com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, das reflexões históricas e teóricas. De 21 a 23 de setembro. Inscrições abertas. Informações: politica.cultura@rb.gov.br / (21) 3289-4636.
    Prêmio Casa de Rui BarbosaAs monografias devem ser relacionadas aos acervos bibliográficos e arquivísticos da FCRB. Inscrição até o dia 23 de setembro de 2011. O edital do concurso pode ser consultado no portal. Informações: pesquisa@rb.gov.br / (21) 3289-4631.
    2º Encontro de EncadernaçãoO evento, organizado pelo Serviço de Preservação da FCRB, tem como objetivo trazer informações sobre a pluralidade de aplicações dessa atividade e discutir os rumos atuais do ensino e da formação de novos encadernadores. Dia 16 de setembro, a partir das 9h, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4658.
    V Encontro de Arquivos CientíficosA FCRB e o Mast promovem o V Encontro de Arquivos Científicos, evento com foco nas políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. Inscrições abertas até o dia 22 de setembro. De 26 a 30 de setembro, no auditório. Informações: (21) 3289-4653.
    Do bordado à renda: pontos, padrões e trajetória da renda irlandesa no BrasilEstão abertas as inscrições para o curso promovido pelo Museu Casa de Rui Barbosa e ministrado por Jorge Amaral, museólogo e professor de Figurino Teatral e História da Moda (Faetec e Senac/Rio). De 26 de setembro a 7 de outubro, das 15 às 17 horas, no Museu. Informações: (21) 3289-4663.
    Memória & InformaçãoPalestra 'Espaços de leitura: ambiências e ambientes de formação de leitores', ministrada pelo escritor Francisco Gregório Filho. Dia 28 de setembro, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4651.
    Tempo e PaisagemPalestra ministrada pelo paisagista português João Ferreira Nunes. Na ocasião, ele apresentará seu livro da coleção "Monográficos de Paisaje". Dia 28 de setembro, às 16h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4651.
    Fundação Casa de Rui BarbosaRua São Clemente, 134 Botafogo
    Rio de Janeiro
    comunica@rb.gov.br

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    Livro - O Grande Pajé, de Cesar Soares Farias.

    A coletânea de contos "O Grande Pajé", que vai ser oficialmente lançado na próxima Feira do Livro de Porto Alegre, no início de novembro.

    Nesse segundo trabalho, Cesar Soares Farias assume definitivamente a sua identidade contista, deixando de lado as longas narrativas que caracterizaram o seu livro anterior, mais voltado para a crônica. A única excessão é a história que abre a coletãnea e dá nome à obra, "O Grande Pajé". Nesta, ele transita entre a poesia e a narrativa para traçar com profundidade as características psicológicas dos perso -nagens. Já os demais contos, são pinceladas rápidas em temas que influen -ciam ou ocupam papel relevante na mente do autor, como o vegetarianismo, a descriminilização da maconha e o preconceito racial.

    Os contos do escritor gaúcho Cesar Soares Farias são de indiscutível riqueza de detalhes, sobretudo aquele que intitula o livro. O Grande Pajé, como poderá observar o leitor, é uma criação grandiosa, que nos remete ao martírio de um Cristo banhado e redesenhado nas tintas da brasilidade. Na sequência, mais outros 11 deliciosos contos, estes mais curtos e mais regados de comicidade. Todos levando o leitor a estabelecer uma efêmera relação de cumplicidade com os divertidos e singulares personagens que se sucedem nesse mosaico de "causos" e histórias que podem até ter acontecido com seu vizinho e você não teve tempo ou oportunidade de perceber. Uma questão de olhar. O olhar do narrador reproduz, com sutil singularidade, a caricatura de um Brasil matreiro e policromático, apesar de todas as mazelas.

      Contar um conto e aumentar mil pontos, é o que o autor faz brilhantemente, pintando palavras com predominância dos tons cerúleos do sul. À medida que as páginas avançam, somos tomados pelas mais diversas e prazerosas sensações, que nos entretêm e nos levam para dentro da obra. Uma obra feita de amor, humor, irreverência e crítica. Um painel onde se misturam, com criatividade, a prosa, a poesia, a música, o cômico e a força dos personagens.

    Para adquirir a obra, entre em contato com o autor, clicando aqui!
    Para baixar duas degustações, clique nos títulos abaixo:

    Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2010, de Marcello Simão Branco e Cesar Silva.


    Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2010, de Marcello Simão Branco e Cesar Silva, lançamento da Livraria Devir. Em breve a Devir divulgará a data e o local de lançamento na cidade de São Paulo, em meados de setembro.

    Algumas informações:


    Numa iniciativa dos jornalistas e pesquisadores de ficção científica e fantasia Marcello Simão Branco e Cesar Silva, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica foi publicado pela primeira vez em 2005. Apresenta um amplo e profundo panorama do cenário fantástico nacional, em suas três manifestações principais, a ficção científica, a fantasia e o horror, além de contemplar também as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados trabalhos de “fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir da perspectiva do mainstream literário.

    Contém notícias sobre prêmios e personalidades, listas dos livros lançados durante o ano, artigo sobre o mercado editorial, com dados estatísticos e tabelas. Resenhas de vários dos principais livros de autores brasileiros e estrangeiros, entrevista com a “Personalidade do Ano”, ensaio de um especialista convidado, e uma seção histórica com datas e resenhas de livros importantes. A Personalidade do Ano de 2010 foi o premiado escritor Nelson de Oliveira, cujo romance Poeira: Demônios e Maldições (resenhado no Anuário) recebeu o Prêmio Casa de las Americas e foi finalista do Prêmio São Paulo.

    O Anuário tem por meta realizar um registro do estado dos gêneros no país, além de auxiliar tanto os leitores em busca do que há de novo, como aos escritores que desejam destrinchar as tendências do mercado. E também a editores e pesquisadores, que estão em busca de um conhecimento mais sistematizado e amplo do que está surgindo e das perspectivas para o fantástico no Brasil. A edição relativa a 2010 é a que lista maior número de obras, até o momento.

    O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica recebeu em 2010 o Prêmio “Melhores do Ano”, na categoria “Melhor Não-Ficção”, concedido pelo site Ficção Científica e Afins, da escritora Ana Cristina Rodrigues.

    Repercussões:


    “Embora a literatura fantástica enfrente muitos desafios no Brasil, um trabalho árduo de crítica e pesquisa como o do Anuário permite uma base sólida para o desenvolvimento de pesquisas e publicações”.
    — Rachel Haywood Ferreira, Iowa State University.
     

     “As suas carreiras críticas — existentes há anos em várias publicações, e há seis anos no Anuário —, são o balanço global dos gêneros literários que vocês analisam, o mais competente, sério e abrangente, dentro do universo crítico brasileiro.”
    — André Carneiro, autor de Confissões do Inexplicável.
     

    “O Anuário é uma das publicações de crítica de ficção especulativa mais independentes e de maior personalidade no país. Editores, pesquisadores, colecionadores de livros, escritores e fãs devem encontrar uma fonte de consulta, de avaliações e de opiniões críticas inestimável para dar perspectiva ao momento atual.”
    — Roberto de Sousa Causo, Terra Magazine.
     

    “Um projeto raro e ambicioso, que apresenta uma perspectiva global e sistematizada a respeito do mercado no Brasil e confere-lhe uma unidade na qual os autores poderão posicionar-se. Além disso, contribui para o crescimento da crítica profissional e do estudo acadêmico, essenciais ao desenvolvimento de qualquer literatura."
    — Luís Filipe Silva, site Efeitos Secundários (Portugal).
     

    O "Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2010" está disponível para venda na Livraria Moonshadows:

    sexta-feira, 2 de setembro de 2011

    Lançamento - Iakireçá - as Sombras nas Árvores, de Jean Marx & Pedro Sol

        "É com bastante orgulho que venho falar-lhes do nascimento de meu filho dileto.

        Após um longo e obstaculoso caminho, ele saiu do forno e tornou-se realidade.

        É uma história para a qual dediquei muito carinho. A certeza de que é um bom livro decorre do fato de que, não apenas escritor, sou leitor também. Por isso, deixando a falsa modéstia no cantinho, digo-lhes que é uma obra que envolverá bastante aquele que resolver se aventurar por suas páginas.

        Iakireçá - as Sombras nas Árvores nasce com 400 páginas e um acabamento bem bonito.

        O blog de divulgação é http://iakireca.blogspot.com/ Lá vocês encontrarão mais informações. Inclusive sobre a louca e inédita promoção de participação no próximo livro: como personagem. Basta comprar o livro e responder a pergunta da promoção para participar de um sorteio cujo ganhador poderá estar "dentro" da história de Iakireçá.

        Peço-lhes que me ajudem a divulgar, enviando esta mensagem para seus contatos. Uma etapa do caminho foi cumprida, mas é bem tortuosa a trilha seguida por um autor independente. Toda ajuda é sempre bem vinda e agradecida.

        Confiram aqui abaixo a capa do livro.





    Quem quiser adquirir, basta responder a mensagem.


    Grande abraço a todos
    Paz, Amor e Luz "

    Jean Marx 2135-3275 

    Informativo Mensal da Fundação Casa de Rui Barbosa

    Informe mensal - de 1º a 15 de setembro de 2011
    Prêmio Casa de Rui BarbosaAs monografias devem ser relacionadas aos acervos bibliográficos e arquivísticos da FCRB. Inscrição até o dia 23 de setembr o de 2011. O edital do concurso pode ser consultado no portal. Informações: pesquisa@rb.gov.br / (21) 3289-4631.
    Do bordado à renda: pontos, padrões e trajetória da renda irlandesa no Brasil
    Estão abertas as inscrições para o curso
    promovido pelo Museu Casa de Rui Barbosa e ministrado por Jorge Amaral, museólogo e professor de Figurino Teatral e História da Moda (Faetec e Senac/Rio). De 26 de setembro a 7 de outubro, das 15 às 1 7 horas, no Museu. Informações: (21) 3289-4663.
    Colóquio Espiral Terra, mundo Brasil
    O tema em setembro é 'Armas para lutar: crise do capitalismo global e produção de subjetividade', com a participação de Fatima Lima (Antropóloga / UFRJ), Anna Curcio (Edufactory / Italia) e Pedro Honório (Esquizo Analista). Dia 1° de setembro, às 14h, na sala de cursos. Entrada franca. Info rmações: (21) 3289-4636.
    Um domingo na Casa de Rui Barbosa
    Em setembro a série homenageia o Dia Nacional do Trânsito. Estão previstas as seguintes atividades: contação de história, oficina literária e visita dramatizada ao Museu. Dia 4 de setembro, às 14h30, no jardim e no Museu. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4683.
    Rui e o Brasil contemporâneoNo ciclo de palestra mensal, dois palestrantes abordarão o mesmo tema no período de Rui Barbosa e no contemporâneo. No terceiro encontro, "R ui e os direitos políticos", por José Almino de Alencar (FCRB), e "Reforma política", por Jairo Nicolau (Iesp/Uerj). Evento com transmissão ao vivo pela internet. Dia 6 de setembro, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4645.
    A Escola de Música apresenta
    Concerto do quinteto da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro (BFRJ). Dia 12 de setembro, às 18h30, no auditório. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4645.
    Mesa-redonda em homenagem a Maurício Abreu
    Evento com a participação dos pesquisadores Roberto Lobato Corrêa (Geografia / UFRJ) e Laurent Vidal (História / Université de La Rochelle). Dia 12 de setembro, às 18h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4641.
    Memória & Informação
    Palestra "O papel da História da Arte Técnica no processo de análise de obras de arte", ministrada por Alessandra Rosado, pesquisadora do Laboratório de Ciência da Conservação da Escola de Belas Artes da UFMG. Dia 14 de setembro, às 14h30, na sala de cu rsos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4651.
    Fundação Casa de Rui Barbosa
    Rua São Clemente, 134 Botafogo
    Rio de Janeiro

    comunica@rb.gov.br



    quinta-feira, 1 de setembro de 2011

    Livro - 11 noites insones, de Christian V. Louis.

     Durante alguns anos, a família de Laura estava habituada a abrigar jovens católicos que faziam intercâmbio por intermédio de Padre Michael para estudarem por um ano nos Estados Unidos. Em um casamento em crise e desenganada pelos médicos após um tratamento doloroso que durou dez anos, Laura achou que seria uma boa oportunidade para esquecer dos problemas abrigar mais um deles. O que nem ela e seus familiares esperavam era que, Gerard, o jovem canadense a ser acolhido, de católico não tinha nada. Um exímio desenhista, Gerard além de ter a excentricidade em sua aparência, a carregava em todo o seu ser, juntamente com um segredo muito forte que daria uma reviravolta na vida daquela família. Do mesmo autor de “Irrealidade Virtual”, Christian V. Louis traz em seus escritos uma obra de drama, sensualidade e mistérios, que são desvendados pouco a pouco durante episódios únicos em um período de 11 noites insones.
    Para adquiri-lo em formato impresso ou digital acesse:

    http://www.bookess.com/read/8850-11-noites-insones/

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Santa Tranqueira Magazine