segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Entrevista - Márson Alquati

A entrevista desta segunda-feira é com o Escritor MÁRSON ALQUATI, autor da trilogia Ethernyt ;)

O Escritor:

Quando começou a escrever?
R: Na verdade, apesar de adorar ler, nunca achei que um dia seria capaz de escrever algo, até que passei em um concurso público e fui lotado a 300 km de onde morava na época, sendo obrigado a encarar seis horas de viagem em um ônibus caindo os pedaços toda a semana para ir e mais seis para voltar. E foi como uma maneira de passar o tempo durante essas penosas viagens, que comecei a rabiscar algumas idéias numa agenda velha. As idéias foram fluindo e acabaram se transformando no esqueleto dos livros da Trilogia Ethernyt. Então, posso dizer que o acaso foi quem descobriu a minha veia de escritor...

Por que escreve?
R: Escrevo simplesmente por prazer. Adoro contar histórias, de modo que me considero muito mais um contador de histórias do que um autor.

O que gostaria de alcançar com a sua Literatura?
R: Seria falsidade minha dizer que não sonho o mesmo que todo escritor iniciante: um dia ver meu trabalho ultrapassar as fronteiras do nosso país e ser publicado no mundo todo, alcançando todas as pessoas. E o mais importante: agradando e correspondendo às expectativas dos meus leitores em todos os quesitos. O dinheiro, o sucesso e a fama podem até vir como consequência do trabalho, mas com toda a certeza, afirmo que não são o combustível que me impulsiona todos os dias a sentar defronte ao computador e digitar as minhas histórias.

Qual tema ou assunto que gostaria muito de abordar, mas ainda não sente a necessidade de fazê-lo agora?
R: Faz parte do meu projeto de vida escrever um romance ou uma série épico-histórica baseada na biografia de alguma grande personalidade do nosso passado. Também sou um aficionado por culturas antigas e um dia pretendo escrever algo sobre as primeiras civilizações da antiguidade.   

O que o motiva?
R: A certeza de que ao escrever as minhas histórias estarei deixando um legado à posteridade. 

Qual a sua maior inspiração?

R: A inspiração vem de tudo o que leio ou assisto, pois além de ser um amante inveterado dos livros, também adoro cinema. Assim sendo, procuro captar todos os elementos de que mais gosto nos livros e filmes e inseri-los nas tramas das minhas histórias, da mesma forma que tenho o cuidado de excluir tudo aquilo que não me agrada. Mas o faço, cuidando ao máximo para não incorrer em plágio ou nos velhos clichês comuns do gênero, buscando sempre a originalidade e a quebra de paradigmas.

O que mais atrapalha?
R: A discriminação que a literatura nacional, principalmente a fantástica sofre em relação à estrangeira, quando é sabido que temos aqui no Brasil autores e obras tão bons ou melhores até do que os “importados”.

Qual seria o cenário perfeito para trabalhar na sua Literatura?
R: Quando estou escrevendo, não faço distinção de lugar, horário, tempo ou temperatura, só preciso de absoluto silêncio e de estar de bem comigo mesmo e com a vida. Não consigo me concentrar com música ou barulho de qualquer natureza ou quando estou com algum problema na cabeça.

O Leitor:

Qual o primeiro livro que leu e marcou a memória?
R: Não me recordo ao certo qual livro foi o primeiro, só sei que iniciei a minha vida de leitor bastante cedo, com a excelente “Coleção Vagalume”, cujos livros eu acredito ter lido todos. Até hoje lembro da maioria deles.

Qual a obra mais marcante?
R: A coleção “Crônicas da Terra”, do renomado autor e pesquisador Zecharia Sitchin, certamente foi a que mais me marcou. Por conta dessa série passei a admirar a Mitologia Suméria e conhecer um pouco mais sobre o nosso passado e sobre a primeira e mais rica civilização de que temos notícia a florescer sobre a Terra, obrigando-me a mudar conceitos e a quebrar paradigmas que até então julgava ser verdade absoluta.

Não vendo. Não troco. Não empresto.
R: Nenhum livro da minha biblioteca particular. Sou muito ciumento com os meus livros. Amo todos eles, pois de cada um consegui extrair algo positivo, novos conhecimentos, cultura, diversão e prazer.

Qual o gênero e estilo literário favoritos para leitura?
R: Sou um entusiasta da Literatura Fantástica em geral, independente de gênero, de romances épicos e históricos e sobre teorias de conspiração. Mas leio tudo o que cai nas minhas mãos (rsrsrsrs).

Onde, quando e como faz suas leituras?
R: Gosto de ler sozinho à noite, deitado na cama e em silêncio absoluto, geralmente leio em torno de 100 páginas por dia.

O que muito gostaria de ler, mas ainda não encontrou oportunidade?

R: No momento, estou bastante ansioso para ler o nono e último livro da série Operação Cavalo de Tróia, que ainda não consegui adquirir.

Qual livro/série recomendaria?
R: Os três volumes da TRILOGIA ETHERNYT (rsrsrs).

O Autor:

Faça uma breve apresentação de sua obra mais recente.
R: Como vocês sabem, além de diversas antologia em que participo como autor convidado ou prefaciador, sou o autor da TRILOGIA ETHERNYT, composta pelos livros: A GUERRA DOS ANJOS (2009), SOB O DOMÍNIO DAS SOMBRAS (2010) E O DESTINO DOS ESCOLHIDOS (2011)
Uma breve sinopse da minha história:
A contagem regressiva para o Fim dos Tempos já foi iniciada e não pode mais ser contida...
Quando o agente especial Rafael Thomas aceita o encargo de investigar a morte de um diplomata estrangeiro em solo brasileiro, ele não imagina no que está se metendo. Aos poucos, a verdade vai surgindo e ele descobre que por trás daquele crime encontra-se uma poderosa seita de fanáticos, cuja pretensão é valer-se de uma antiga profecia apocalíptica para deflagrar o Armagedon Bíblico.
Começa então, uma incrível caçada pelos quatro cantos do globo, onde Thomas e os Escolhidos acabam envolvendo-se com sociedades secretas milenares, mistérios e enigmas, assassinatos, perseguições, tiroteios e batalhas épicas de tirarem o fôlego. Até se depararem com uma terrível revelação: Anjos e Demônios existem e estão prestes a destruir a Terra na batalha definitiva entre o Bem e o Mal.
Muita ação, suspense e aventura em uma história repleta de temas polêmicos, que vão desde a origem da Raça Humana, os grandes mistérios da antiguidade e o advento das religiões, até a existência de vida extraterrestre, culminando em uma visão sombria sobre o destino da humanidade...    

Quais foram as inspirações para essa obra?

R: Como disse antes, a inspiração para escrever essa trilogia partiu de uma triagem que fiz de tudo aquilo de que sempre gostei nos livros e filmes que assisti até hoje, procurando inserir todos esses elementos na trama de ETHERNYT. Do mesmo modo, procurei ignorar e excluir tudo o que não apreciei nestes mesmos livros e filmes. E assim, fugindo do plágio e dos clichês comuns, nasceu uma série literária de ação, aventura e suspense sobre Anjos, Demônios e Apocalipse, totalmente inovadora e original.

Qual foi a parte mais legal de escrever?
R: Sentir que a história estava ficando mais legal e empolgante a cada página concluída, assim como aprender durante as longas e desgastantes horas de pesquisa sobre tantos assuntos diferentes, porém interessantes.

Qual a mais trabalhosa?
R: Todos os três livros da Trilogia Ethernyt me deram bastante trabalho, principalmente no que concerne à questão das pesquisas e da criação dos diversos enigmas que os personagens precisam desvendar ao longo da trama. Foram noites e noites quebrando a cabeça até finalmente atingir ao objetivo almejado.

Enumere todos os livros que escreveu, inclusive em co-autorias:
R: Romances solo:
“ETHERNYT – A GUERRA DOS ANJOS” [Giz/2009],
“ETHERNYT II – SOB O DOMÍNIO DAS SOMBRAS” [Giz/2010],
“ETHERNYT III – O DESTINO DOS ESCOLHIDOS” [Giz/2011],
Organizador da coletânea:
“A IMPORTÂNCIA DA LEITURA” [Clube de Autores/2010]
Co-autor nas antologias:
“POE 200 ANOS” [All’Print/2009]
“ZUMBIS, QUEM DISSE QUE ELES ESTÃO MORTOS?” [All’Print/2010]
“ÁSGARD _ A SAGA DOS NOVE REINOS” [Jambô/2011]
“PRISIONEIRO DA ETERNIDADE” [E-book comemorativo/2011]
“FORMATURAS MACABRAS” [Literata/2011]
“A BATALHA DOS DEUSES” [Novo Século/2011]
Prefaciador das antologias:
“OLYMPUS – HISTÓRIAS DA MITOLOGIA” [Literata/2011]
“ANGELUS – HISTÓRIAS FANTÁSTICAS DE ANJOS” [Literata/2012]

Destas obras que citou, qual a mais curtiu?
R: Os três ETHERNYT.

Qual foi mais trabalhosa?
R: O primeiro volumes da Trilogia Ethernyt, por ser o primeiro e até então eu nunca havia escrito coisa alguma que merecesse ser publicada. Foi uma longa trajetória com muitos erros e acertos até que finalmente peguei o jeito e a coisa foi ficando mais fácil.

Qual superou as suas expectativas?
R: Sem dúvida, os três Ethernyt superaram as minhas expectativas. Ao lançar o primeiro livro jamais poderia prever que ele e os outros dois volumes que o sucederam conquistariam tanta visibilidade no cenário literário nacional arrebatando uma legião de leitores e fãs por todo o país como vem acontecendo desde 2009 e nem que ganhariam diversos prêmios literários, menções e resenhas altamente positivas nos maiores blogs e sites da Literatura Fantástica Nacional.

Qual reescreveria ou daria continuidade?
R: Pretendo dar continuidade à série ETHERNYT no futuro, mas antes tenho vários outros projetos.

Pode falar um pouco sobre esses outros projetos?
R: Claro que sim. Além das diversas antologias para as quais fui convidado a participar e que serão lançadas ainda neste ano, tenho vários projetos literários para o futuro. Agora que o terceiro livro da série Ethernyt está concluído, estou escrevendo um drama de cunho escatológico no estilo de “A CABANA” e já tenho prontos os esqueletos para uma nova série épico-histórica baseada na mitologia suméria e nos deuses da antiguidade.

Já estão em fase de execução e é possível que algum seja lançado ainda este ano?

R: Com certeza, as antologias serão lançadas em 2012. Já o livro solo vai depender da boa vontade das editoras, mas tenho esperança de que “O SANGUE DE ADÃO” (o drama de cunho escatológico) possa ser lançado ainda este ano.

Ethernyt terá além dos 3 livros ou você pretende criar uma nova série baseada nessa primeira?
R: Sim. Tenho projeto de escrever no futuro outras duas trilogias ambientadas no mesmo Universo de ETHERNYT, completando assim um ciclo cabalístico de nove livros. Uma vez que a trama desta primeira trilogia se passa no presente; a da segunda se passará no passado e recontará a história do surgimento dos anjos e demônios assim como o do Homem e sua História; e a terceira acontecerá no futuro, em uma espécie de ficção cientifica, com direito a naves e viagens interplanetárias.

Fale sobre os seus personagens favoritos e o que há neles para serem os diletos?
R: Tudo em Ethernyt foge do convencional. Os anjos e demônios da minha história são seres ímpares, diferentes de tudo o que já foi escrito a respeito dessa temática. Eles não são seres místicos e nem divinos, pelo contrário, são de carne e osso, possuem defeitos e virtudes e podem ser mortos. Os anjos, apesar de representarem o lado do bem, não são perfeitos. Eles são passíveis de erros e crueldades, da mesma forma que os demônios igualmente não são de todo maus. A minha proposta é: tanto o Bem quanto o Mal não são absolutos. Os humanos também possuem personalidades distintas e fortes, mas são cheios de vícios e defeitos. E isso é apenas uma das muitas inovações que me propus trazer à tona em Ethernyt. Acho fundamentalmente necessária a inovação, não só na literatura, mas em qualquer área. Novos ângulos de vista sobre qualquer assunto são sempre interessantes e bem-vindos, uma vez que despertam a curiosidade, enquanto que os já batidos tornam-se comuns e com o tempo tendem a ficar enfadonhos e repetitivos. Isso serve para qualquer temática de qualquer gênero.

No que gostaria de transformar a série ‘ETHERNYT’?

R: Sonho em um dia ver os três Ethernyt filmados por um grande estúdio holywoodiano ou transformados em seriado. Também gostaria de vê-los transformados em quadrinhos.

Quais os seus contatos e onde poderíamos adquirir as suas obras?

E-MAIL: marsonalquati@hotmail.com

SITE OFICIAL: http://www.ethernyt.com.br

ONDE COMPRAR: http://www.ethernyt.com.br/onde-comprar/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Tranqueira Magazine