quarta-feira, 26 de junho de 2013

SEMANA DO LIVRO NACIONAL




O projeto propõe difundir a literatura entre o público leitor brasileiro, promovendo, durante uma semana, somente autores e obras nacionais em todos os estados e cidades brasileiras. Para isso, conta com a participação de escritores, blogueiros, editores, livrarias e instituições públicas e privadas. A semana será realizada anualmente no Dia Nacional do Escritor, em 25 de Julho. A primeira edição será do dia 20 a 28 deste ano.

O que vai acontecer?
Os autores poderão promover eventos como “Bate-Papo com Autor” em sua cidade ou região, buscando o apoio de outros escritores próximos, suas editoras, livrarias parceiras e instituições públicas e de ensino locais.
Os blogueiros apoiarão na divulgação de seus autores e editoras parceiras que publicam obras nacionais, promovendo os eventos, os autores, as obras e as editoras, bem como resenhando somente livros brasileiros.
As editoras farão propaganda de seus exemplares nacionais, bem como de seus autores, divulgando em peso nas mídias que costumam anunciar, nas redes sociais e contatando suas livrarias parceiras para que deem destaque a obras nacionais em suas vitrines.
As livrarias colocarão em evidência os livros nacionais de seu acervo.
As instituições públicas, privadas e governamentais que apoiarem, ajudarão a promover em instituições de ensino e na mídia o projeto e seu objetivo, aumentando assim a conscientização de nossos leitores.

Benefícios
·      Autores nacionais passarão a ser mais conhecidos por leitores;
·      Blogs terão mais acessos;
·      Editoras venderão mais títulos que são pouco procurados;
·  E, livrarias, também verão seus estoques diminuírem, assim como a possibilidade de aumentar seus acervos com obras que passarão a ser requisitadas.

Objetivo
O intuito é enraizar nomes brasileiros na mente dos leitores, conscientizando-os de que obras nacionais são tão boas quanto internacionais e que não temos só clássicos. Com isso, aproximar o leitor de um narrador comum, uma linguagem moderna e uma narrativa mais compreensiva às necessidades dos jovens de nosso tempo, conquistando novos leitores.

Observações
Durante a semana, a logo do projeto deve estar associada à promoção de eventos e divulgação em mídias. No site do projeto, haverá a segmentação dos apoiadores com o intuito de informar os leitores que acessarem a página. Nas redes sociais, serão compartilhados conteúdos das páginas parceiras que tenham a mesma ideologia.

Como se inscrever
Responda o e-mail/mensagem se oferecendo como apoiador(a) e envie seu e-mail a fim de entrar para o mailing informativo (semanalmente os apoiadores recebem informações relevantes sobre o projeto via e-mail) e seu perfil no facebook para ser convidado a entrar no grupo de discussão e sugestão de ideias. É importante esse retorno porque permitirá novas ideias e a inserção do apoiador nas mídias da Semana.

 Apoiadores
A seguir, aqueles que já estão apoiando o projeto. Venha trabalhar conosco em prol da propagação de nossa cultura.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, adorei o seu blog e gostaria de convidar vc a dar uma passadinha lá no meu blog, desde já muito obrigado por sua atenção.
donskedar.blogspot.com.br

Eder Ferreira disse...

Ótima iniciativa. Nós escritores independentes estamos mesmo precisando de ações assim. Contem comigo. Tentarei agitar minha cidade.

Marcia Pimentel disse...

Olá Pat,

Gostei muito do projeto. Gostaria muito de participar. O que tenho que fazer? Posso colocar o banner no meu blog?

Bjs

Marcia Pimentel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Tranqueira Magazine