sábado, 22 de dezembro de 2012

Resenha - A Loira Perversa, de Jossi Borges

Sinopse:
UM MITO URBANO... OU UMA REALIDADE INFERNAL?
Durante uma aula de Sociologia, Inaya e seus amigos ficam conhecendo um pouco mais sobre lendas – rurais e urbanas. E ficam sabendo que existem outros mitos mais modernos, além dos já conhecidos mitos do interior, como o Saci, o Curupira, o Boto e a Iara, por exemplo.
Um desses mitos lhes parece fascinante e assustador, ao mesmo tempo, o da Loira Fantasma. E segundo o que a mãe de Inaya contou-lhes, o mito pode ser muito mais real do que parece...
Kensuke, um jovem que trabalha numa empresa de informática, é na verdade um pesquisador do oculto e do sobrenatural. Um “caça-monstros”, como alguns clientes o denominam, embora ele deteste esse nome. E diante do pedido desesperado de quatro crianças, ele não pode recusar sua ajuda... Mesmo porque aquela assombração fascinante e terrível está de volta, trazida involuntariamente por Inaya e seus amigos. Resta saber agora se Kensuke e suas privilegiadas habilidades como caçador de monstros será suficiente para desfazer de vez a maldição da Loira Perversa, antes que ela recomece o seu fadário de criatura infernal, que semeia a loucura e a morte.

Este é o mais novo livro de Jossi Borges: um infanto-juvenil de terror, o primeiro volume da Série Kensuke e As Histórias da Meia-noite.

O primeiro volume de uma dezena... é o que espero!

Eu tive uma grande e maravilhosa surpresa ao abrir as páginas iniciais do livro, que me deixou estonteada!! Mas NÃO contarei do que se trata, hehe! Quando você adquirir a obra, vai descobri >:D

(Obrigada, minha irmã! Você me deixou muuuito feliz *-*)

A Série Kensuke & As Histórias da Meia-noite aborda o tema de Lendas Urbanas e Lendas Rurais. Das primeiras, que apenas começam a sugrir, são novas lendas criadas à partir de um novo mundo que se torna aço e concreto tecnológico. As segundas, Lendas Rurais, são mitos muito antigos criados por um mundo que vem desaparecendo a cada dia - o Rural. E essa Série tem como pano de fundo tais lendas e folclores.

Em "A Loira Perversa", o mito do fantasma de uma loira bonita que assombra os banheiros das escolas é o enredo em que se desenvolverá a aventura de quatro estudantes que buscam ajuda do "caça-monstros" Kensuke.

Tudo começa quando a Professora de Sociologia sugere um trabalho de pesquisa valendo nota, baseado nas Lendas Brasileiras. Inaya e seus amigos Alissa, Marianne e Fábio levam o assunto muito a sério e, ao invés de apenas se limitarem à pesquisa, eles querem vivenciar uma das lendas, a da "Loira do Banheiro". Para agravar a situação, Magda, a mãe de Inaya, é uma "sobrevivente" do encontro com a tal assombração, em sua própria época de colégio.

Só que... de mera lenda para assustar criancinhas, a coisa se mostra muito real! E o serviço de Kansuke é solicitado.

Quanto à capa, nesse estilo mangazão... fui eu que fiz ^^~*

MEU ACHISMO:

A leitura é leve e fluída, fácil e ágil, bem de acordo com a idade do público alvo. Porém, de forma alguma a narrativa é simplória ou o enredo é pobre. Não mesmo! A história é muito bem contada e, por ser uma série, tem mesmo cara de um episódio que bem poderia pertencer a algum seriado da TV paga.

Apesar de ser voltado ao público infanto-juvenil, há passagens tensas que dão um medinho, sim! E fiquei bastante ansiosa por ver o meu japinha gostoso Kensuke em ação! E acabei achando muito demorado a aparição dele, que só ocorreu lá pelo meio do livro.

Fiquei surpresa com o conhecimento da Jossi sobre Magia e intervenção no Plano Astral... pior que é assim mesmo que a coisa ocorre e é feita para "desmanchar trabalho" (apenas os nomes para isso são diversos).

Bem, sou suspeita em dizer o quanto a obra é boa. Primeiro porque me apaixonei pelo japinha caça-monstros desde que eu o "vi" no conto "Kappa, A Vampira". Depois disso, passei uns dois anos enchendo a Jossi para criar novas histórias com o personagem, daí que ela escreveu "Caçadores de Monstros", em que Kensuke enfrente o boitatá! Foi publicada na primeira antologia brasileira de Literatura Nacional escrita para o público infanto-juvenil, a "Poções, Encantos & Assombrações". E agora, finalmente, a Autora resolve criar uma aventura mais longa, dando a Kensuke uma publicação digna ao personagem: um livro próprio!

Só não gostei daquela Manu :P Que Jossi não se atreva a fazer dela o par romântico do Kensuke!

Dados Técnicos: 
Impresso 
R$ 27,67
Tema: Literatura Infanto-juvenil  
Número de páginas: 126
Edição:
1(2012)
Formato:
A5 148x210
Acabamento:
Brochura c/ orelha
Tipo de papel:
Offset 90g 
Onde comprar: http://www.clubedeautores.com.br/book/137682--A_Loira_Perversa

1 comentários:

Cesar disse...

Mesmo distantes, que permaneçamos juntos em 2013.

Abraço apertado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Tranqueira Magazine